Itupeva - A Cidade na Internet! - Imobiliárias Itupeva - Restaurantes Itupeva - Hotéis Itupeva - Pousadas Itupeva - Lazer Itupeva e muito mais...
A Cidade na Internet!
-
Início Imóveis à Venda Anuncie Fale Conosco

In order to view this object you need Flash Player 9+ support!

Get Adobe Flash player


Aventure-se

Visitamos São Pedro, Águas de São Pedro, Patrimônio, Itirapina e Brotas

São Pedro

Conhecida pelas suas belezas naturais, a Estância de São Pedro é uma boa opção de descanso e lazer, que atrai turistas pelo contato direto com a natureza. A cidade preserva aquela típica tranquilidade de uma cidade do interior, porém com uma ampla rede hoteleira, com hotéis luxuosos e pousadas mais simples.

Os aventureiros podem conhecer as cachoeiras no Alto da Serra, como a cascata Dorigon, que é uma das mais belas da cidade, com um acesso fácil. Para quem gosta de aventura, as melhores opções são o Saltão e a Cachoeira do Astor, ambos na divisa de São Pedro com Brotas e Itirapina.

O Alto da Serra possui ainda locais muitos belos, como o Cruzeiro do Facão, a cachaça da diretoria, onde é possível conhecer todas as etapas e o processo de destilação da cachaça bidestilada.

No Alto da Serra ainda, os visitantes podem conhecer a igreja de Santo Antônio, que guarda no interior relíquias de Santo Antônio de Pádua, doadas pelo Vaticano.

No Parque do Cristo pode se apreciar uma das mais belas vistas da cidade. Para quem estiver na cidade aos sábados pode visitar a Feira do Produtor, onde há queijos e doces trazidos diretos do sítio e fazendas para serem vendidos na cidade.

Ao entorno da Praça da Matriz, opções de compras de cama, mesa e banho estão disponíveis para moradores e turistas com qualidade e bom preço. São opções de materiais bordados à mão, até os mais simples.

Águas de São Pedro

Águas de São Pedro é a única estância brasileira planejada para ser realmente uma estância, não foi ao acaso. O seu fundador, dr. Otávio de Moura Andrade, nasceu em 1905 em Brotas, mas viveu muito tempo em Santos. Era advogado e exportava café, motivo pelo qual veio a São Pedro.

Ele ficou por três dias em São Pedro para resolver essas questões quando o convidaram para conhecer um local que desconfiavam haver petróleo. Foi procurando por isso que encontraram as águas medicinais. Juntamente com seu irmão estavam construindo a cidade de Andradina (sobrenome Andrade) e resolveram fundar Águas de São Pedro. Para isso, pesquisaram muito sobre as águas e suas funções medicinais, levando 4 anos de pesquisas. A água da cidade é alcalina, enquanto as demais (que são consideradas as melhores do mundo, como da Itália) são ácidas e não podem ser utilizadas.

Para iniciar a construção da Estância o dr. Octavio mandou analisar as três águas minerais pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas). Os primeiros resultados foram divulgados em 1936 e o laudo final foi publicado em 1940, após quatro anos de repetidas e minuciosas análises.

Comprovada a eficácia das águas, dr. Otávio comprou cerca de 650 alqueires (1.600 hectares) de terras no município de São Pedro e contratou um engenheiro urbanista para fazer o projeto de uma cidade inteiramente nova: Águas de São Pedro.

Águas de São Pedro conta com três fontes de águas minerais, hoje conhecidas corno “Fonte Juventude” (água sulfurosa), “Fonte Gioconda” e “Fonte Almeida Salles”. Elas foram descobertas, por acaso, entre os anos de 1921 e 1924, quando o Governo do Estado de São Paulo procurou petróleo no município de São Pedro. Entre os poços perfurados, três deram origem às nossas águas minerais, que vêm de uma profundidade aproximada de 300 a 500 metros.

A água da “Fonte Juventude” é a mais rica do Brasil e segunda do mundo em teor de enxofre e seus compostos não oxigenados, com 34,3 mg desse elemento mineral por litro. O enxofre e seus compostos não oxigenados, contidos na água sulfurosa, são superiores até mesmo à mais famosa água mineral do mundo, Luchon, na França, que contém 31 mg. por litro. A água sulfurosa da “Fonte Juventude” é indicada, basicamente, nos tratamentos de reumatismo, nevralgias, diabetes e algumas doenças de pele. O principal método de tratamento com essa água são os banhos de imersão, disponíveis no Balneário Municipal Dr. Octavio Moura Andrade e nos principais hotéis da estância.

A água da Fonte Gioconda pertence às do tipo de Montecatini, na Itália, Carlsbad, na Boêmia, e Brideles-Bains, na França. Possui, entre outros elementos minerais, quase meio grama (470 mg/l) de sulfato de sódio por litro, além de ser altamente radioativa. Indica-se nas moléstias de figado, vesícula biliar, intestinos e também na falta de acidez gástrica.

Já a água da fonte Almeida Salles é semelhante à de Vichy, Saint Nectaire e La Bourboule, na França. Contém mais de meio grama de bicarbonato de sódio por litro (555 mg/l).

Indicada para doenças do estômago, como azia por excesso de acidez gástrica, linfatismo, artritismo, diabete, cálculos renais, entre outras.

É oportuno observar que dois males antagônicos (falta e excesso de acidez) se tratam em Águas de São Pedro, respectivamente com a água das fontes Gioconda e Almeida Salles.

A área verde da cidade é pública, por isso não corre o risco de ser derrubada ou desmatada e isso é um diferencial no tratamento que as águas medicinais proporcionam. O Parque Otávio Moura possui 1 milhão m², mas está escondido em meio às construções e contém em seu interior o “Grande Hotel São Pedro” e sua anexa faculdade (Senac), o Balneário Municipal Dr. Octavio Moura Andrade, a torre de petróleo Ballone, o Centro de Informações Turísticas, além de alguns quiosques e lojas.

É inteiramente reflorestado, com centenas de árvores de essências, tais como paineiras, jacarandás, tipuanas, pau-brasil, flamboyants, grevíleas, acácias, espatódias, e outras espécies que sempre encantam os visitantes, além de milhares de pés de eucaliptos, contando ainda com extensos gramados. No seu interior foram projetados cerca de 4.500 metros de caminhos para que os turistas aproveitassem o ar purificado pelas emanações produzidas pelos eucaliptos.

Itirapina

Possui umas das mais belas cachoeiras, a do Saltão. A beleza natural de um espaço onde o verde, o céu e a água são anfitriões. A fazenda Saltão localiza-se em uma área de 200.000 m²., você respira ar puro e se integra à uma exuberante riqueza natural, que abriga muito verde e 3 lindas cachoeiras, Saltão, Monjolinho e Ferradura. No local possui um restaurante, quiosques com churrasqueiras, camping, apartamentos e lanchonete.

Brotas - Águas que divertem

Nos últimos anos, Brotas tornou-se conhecida como a capital dos esportes de aventura. Foi este segmento que ajudou a reerguer a economia local.

No total, são mais de 15 opções de esportes para praticar na cidade, todas com um bom toque de aventura, e um, em especial, com uma emoção maior, já que pode ser praticado à noite.

Brotas possui mais de 50 cachoeiras, onde aventureiros se penduram em cordas para praticar cascading e canyoning, a exploração ou descida de vales e cachoeiras utilizando técnicas de rapel. Infelizmente, apenas 20 cachoeiras de Brotas são abertas à visitação.

Rico em recursos hídricos, o município tem muitos rios, ribeirões e nascentes. Mas a grande estrela e principal atração é o Rio Jacaré-Pepira, que nasce entre São Pedro e Brotas e percorre 174 quilômetros até desaguar no Rio Tietê.

No Jacaré-Pepira, são feitas diversas atividades, como o acqua-ride, o bóia-cross, o duck e o rafting, o mais procurado pelos turistas e considerado o carro-chefe dos esportes radicais na cidade. Foi com o rafting que Brotas descobriu todo o potencial do turismo de aventuras. Essa atividade pode ser praticada durante o ano inteiro no município ao contrário do que acontece em outros lugares que também desejam se firmar como centro de esportes ligados à natureza.

Rafting noturno - Brotas tem uma novidade para quem gosta de estar perto da natureza e deseja um pouco mais de emoção: o rafting noturno. O passeio pelas corredeiras do rio Jacaré-Pepira, durante o dia, já é considerado um dos principais atrativos da cidade, mas agora o melhor é fazer o mesmo passeio à noite e observar a natureza sob uma outra ótica.

A cidade de Brotas fica a 235 km da capital paulista e é uma boa opção para descontrair em programas de um dia, durante um fim de semana, feriados ou férias. A cidade oferece um completo leque de passeios e programas junto à natureza, atividades que podem ser desenvolvidas por jovens, adultos, crianças e idosos. Agências de ecoturismo dão todo o suporte e a infra-estrutura necessária para a prática destas atividades, com uma preocupação especial de garantir segurança e conforto aos visitantes. Diversos hotéis e pousadas garantem a hospedagem para todos os bolsos e não faltam bons restaurantes na cidade.

O rafting em Brotas é praticado em longas descidas de corredeiras em botes infláveis, com capacidade de cinco a seis pessoas, sempre com um instrutor auxiliando e direcionando os participantes. Durante a descida, dependendo do nível do rio, são realizadas várias atividades paralelas, como surfe, banho de rio e escorregador. O preço do programa varia a partir de R$ 72 por pessoa e pode ser feito também por crianças com altura acima de 1,20. Várias agências de turismo de Brotas oferecem o rafting noturno, entre elas algumas das que integram o Núcleo de Turismo de Brotas.

Atrações em Brotas

Centro de Estudos do Universo: o centro de ciências da Fundação CEU oferece aos visitantes a possibilidade de explorar planetas e astros pelos telescópios, possui também planetário e sítio arqueológico.

Cachoeira Cassorova: a fazenda de mesmo nome é um programa de um dia inteiro. Tem uma trilha que corta o Vale do Cassorova até a Cachoeira dos Quatis (42 metros), oferece piscina natural e almoço caipira, feito no fogão a lenha, aos visitantes. O dia termina, normalmente, com uma pequena caminhada até a Cachoeira Cassorova (55 metros em dois lances).

Sítio Sete Quedas: oferece atividades como arvorismo, rapel e tirolesa. Situado no alto da Serra, a 4 km do Bairro do Patrimônio, o sítio fica do outro lado da serra do vale do Cassorova. Oferece outras opções de trilhas para Cachoeira dos Quatis e para Cachoeiras Bela Vista, dos Coqueiros e dos Macacos. E possui também as Cascatas da Felicidade, do Tombo e do Suspiro.

Areia que Canta: esta nascente de águas límpidas, no meio da mata nativa, forma uma piscina natural de 10 metros de diâmetro. A água brota da terra, em meio a uma areia muito branca 100% quartzo. Devido à forma arredondada das partículas de quartzo, quando estas entram em atrito (com o esfregar das mãos) produzem um som característico, por isso o nome Areia que Canta.

Parque dos Saltos: área de importância ambiental e histórica, fica no perímetro urbano e é o cartão postal de Brotas. O rio corta a cidade, formando várias quedas e corredeiras. Neste parque, todos os anos, acontece o campeonato de canoagem. O lugar abriga um prédio da antiga usina hidrelétrica, de elevado valor histórico e arquitetônico, e que está em fase de restauração. Não cobra taxa de visitação.

Sítio Recanto das Cachoeiras: composto por duas cachoeiras formadas pelas nascentes que caem na encosta da Furna do Rio Jacaré, oferece duas alternativas: a cachoeira do Santo Antonio (15 metros), de fácil acesso, e a Cachoeira da Roseira (55 metros), cujo acesso se dá por uma trilha mais íngreme e longa. O sítio oferece toda infra-estrutura para o visitante passar o dia, com restaurante, lanchonete, piscina, vestiários e atividades de aventura, como circuito de arvorismo, cavalgada e trilhas.

Mata a Dentro Ecoparque: consiste em uma trilha sombreada com 3,8 km de em meio a uma das matas mais preservadas da região, passando por três cachoeiras. O passeio é feito com acompanhamento de um guia, que explica o ecossistema particular e a rica flora do local. É ideal para observação de pássaros. Vale saber que no local funcionou uma das primeiras usinas hidrelétricas do Estado em 1944.

Fotos: Elisângela Salles

Guia Comercial

Aventure-se

  • Voltar

  • Publicidade

    Conheça o Colégio Trevo Psicologos - Itupeva e Jundiaí
    Lançamento - Entrada + Parcelamento. Consulte-nos Spinfer Arquitetura (11)4496-4330
    Pare de Procurar e Comece a Escolher seu Imóvel www.tintascolonia.com.br

    home   •   indique o site   •   definir página inicial   •   adicione aos favoritos   •   fale conosco
    © Copyright 2014 - Portal de Itupeva [www.portaldeitupeva.com.br] Desde 2004 divulgando Itupeva