Em reunião histórica de suas dez cidades, o Conselho de Prefeitos do Circuito das Frutas aprovou, nesta terça-feira (15), a implementação, com recursos próprios, do projeto do Guia de Cicloturismo, uma iniciativa pioneira no Estado de São Paulo. Com prazo previsto de seis meses para os preparativos, o projeto visa atrair um público nacional e internacional identificado com as rotas rurais organizadas para o uso da bicicleta.

Ao lado de Jundiaí, fazem parte do Circuito das Frutas as cidades de Louveira, Jarinu e Itupeva (estas também da Aglomeração) e mais Vinhedo, Valinhos, Indaiatuba, Atibaia, Itatiba e Morungaba.

De acordo com os estudos apresentados pelo setor de turismo da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, o circuito total entre as cidades pode superar 400 quilômetros e ser feito por partes. Os trechos serão definidos em cada município e organizados por um trabalho de mapeamento de pontos de parada, alimentação e hospedagem. O grupo técnico vai trabalhar agora nos preparativos para a consultoria especializada desse trabalho, com custo previsto em R$ 120 mil ao fundo do consórcio.

De acordo com o presidente do Conselho de Prefeitos do Circuito das Frutas, Jaime Cruz (Vinhedo), a proposta reforça a diferenciação buscada pelo segmento de turismo e, especialmente, do turismo rural. Para as cidades, restará um apoio técnico para placas de orientação nos pontos de bifurcação. O mapa produzido vai indicar os roteiros, referências e topografia dos caminhos.

A importância da inovação foi destacada também por outros prefeitos como Vicente Zancan (Jarinu) e Júnior Finamore (Louveira). O anfitrião do encontro, Clayton Machado (Valinhos), esteve entre os que lembraram da importância da inovação para a busca de emprego e renda.

O projeto chegou a ser apresentado para a Secretaria Estadual de Turismo, no início do primeiro semestre, mas o impasse sobre recursos levou as prefeituras do Circuito das Frutas a decidir pela implantação própria com recursos do fundo coletivo do consórcio. Com a medida, a perspectiva é que a Ciclo Rota (ou seus primeiros trechos) esteja operando em 2016.

A reunião contou também com o secretário Marcos Brunholi (Agricultura, Abastecimento e Turismo) e com a diretora de turismo Marcela Moro.

Revelando São Paulo

Outra novidade do Circuito das Frutas é a primeira edição regional do evento de cultura popular e tradicional das regiões paulistas chamado Revelando São Paulo, que começa no sábado (19) no Parque de Exposições de Valinhos e segue até o domingo (27), com entrada gratuita. De acordo com o prefeito da cidade, Clayton Machado, a proposta reúne centenas de pequenos produtores de comidas, artesanatos, danças ou músicas e pode tornar-se uma conquista do próprio Circuito das Frutas.

+

Anuncie Gratuitamente

Imóveis, Vagas de Emprego, Negócios e Serviços. Anuncie Gratuitamente no Portal Jundiaí.

É rápido, é fácil e dá resultado.
Ta esperando o quê?

Anuncie Já!