As vendas do comércio varejista da região de Jundiaí apresentaram queda de 4,8% no mês de julho, em relação ao mesmo período do ano passado.

No acumulado do ano, a variação também foi negativa: menos 3,4%. Segundo dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o faturamento real registrado foi de R$ 2,5 bilhões.

Os dados são da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV), realizada mensalmente pela FecomercioSP, com base em informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz).

A pesquisa analisou nove atividades, sendo que em seis delas houve retração em relação a julho de 2014. O setor de lojas de móveis e decoração foi o principal responsável pelo desempenho negativo da região, com a queda acentuada de 61% e menos 2,4 pontos porcentuais de impacto sobre o resultado geral.

O segmento de lojas de vestuário, tecidos e calçados apresentou queda de 13,6%. Outras atividades também registraram queda, de 6,1%. No resultado geral, os segmentos colaboraram com menos 1,7 pontos percentuais e 1,4 pontos percentuais, respectivamente.

Já outros setores tiveram desempenho positivo. Os supermercados tiveram aumento de 9,7% e as farmácias e perfumarias registraram 9,6%. O setor de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos registrou 0,8%. No resultado geral, a contribuição foi de 2,2 pontos percentuais, 0,4 pontos percentuais e 0,1 pontos percentuais, respectivamente.

Ciclo de quedas

Diante da atual conjuntura econômica, baixa produção industrial, dificuldade de crédito para as famílias, alta do desemprego e de inflação, as projeções da federação que representa o comércio varejista apontam para nova queda, ao redor de 5% em agosto, e previsão de uma retração de faturamento real de 6% para o ano de 2015.

De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP, o péssimo ciclo de queda das vendas ainda está muito distante de acabar e pode perdurar ao longo do próximo ano.

Fonte: G131

+

Anuncie Gratuitamente

Imóveis, Vagas de Emprego, Negócios e Serviços. Anuncie Gratuitamente no Portal Jundiaí.

É rápido, é fácil e dá resultado.
Ta esperando o quê?

Anuncie Já!